quinta-feira, 9 de abril de 2009

Por que Jornalismo?


Dia 7 de abril foi o dia do jornalista, a melhor profissão do mundo!

Por isso, segue aqui minha redação sobre o motivo que levou a escolher este curso único para minha vida!


Se eu respondesse que escolhi jornalismo simplesmente por gostar de escrever, seria um clichê absurdo, porém, não seria totalmente mentira. A razão que me fez abraçar o jornalismo é tão complexa que nem eu mesma saberia traduzir em poucas linhas.
Sempre fui uma devoradora de livros, gostava de escrever histórias em um caderno, que não mostrava para ninguém. Mas vivia dizendo para todos que seria escritora.
Conforme o passar dos anos, como toda adolescente que se preze, quis ser professora, bióloga, publicitária e jornalista. Mudava de opinião, mas o jornalismo sempre esteve na minha lista. Mas nunca ambicionei ser uma Fátima Bernardes. Eu invejava Louis Lane, e a Mulher Maravilha, duas jornalistas que eram heroínas.
E que iam até o fim para descobrir a verdade, através de investigações.
Apesar de toda essa admiração, não criei o hábito de ler jornais logo de cara, não me interessei pela política do nosso país. Foi aí que se deu o grande estalo, que me fez acordar: observando amigos do meu pai que só falavam de economia e política, me sentia vazia, não conseguia opinar, sabia que a situação do nosso país era crítica, mas por não ter um conhecimento exato do que realmente estava acontecendo não conseguia desenvolver um diálogo. Foi aí que comecei a ler jornais, não todos os dias, mas minha curiosidade foi crescendo gradativamente e mais rápida do que pensei, estava viciada em jornais, eu estava me superando, já não lia apenas a parte de tv e entretenimento, lia o caderno de cotidiano e internacional e comecei a ler o de política e economia.
Hoje trabalho em uma assessoria de Imprensa da secretaria de obras da prefeitura de São Paulo (SIURB), meu primeiro estágio por meio do qual (onde é mais para lugar) aprendi muitas coisas, e tive contato com outros jornalistas. Não sei se por causa do estágio, mas se eu pudesse escolher uma área para atuar seria o cotidiano (na reportagem local, equivalente ao caderno Cotidiano na Folha, Metrópole no Estadão e assim por diante). Poderia citar entre meus repórteres-inspiração: Mônica Cardoso (OESP), Vitor Sorano (OESP), Bruno Paes (JT) entre vários outros bons, mas estes são meus preferidos pela insistência, e desejo dominante de descobrir a verdade que é um dos mandamentos que eu mais admiro no jornalismo.
E hoje penso que jornalismo é isso. Não medir esforços para descobrir a verdade e transmitir com fidelidade para a população.

5 comentários:

  1. Oiiiiii Mônica!!! Td bom??
    Adorei o seu Blog.
    Obrigada pela visita no meu.
    Eu abandonei ele por uns tempos, mas vou retormar rsrsr.

    Bjaum

    ResponderExcluir
  2. Oiii Monica...tenho certeza que vc vai longe nessa profissão, pela sua copetência e dedicação...Parabêns.

    ResponderExcluir
  3. Mônica Garcia de Almeida...

    Tenho que confeçar que pelo que eu me lembrava de você, do tempo de escola. Jamais poderia imaginar que você escrevesse coisas assim...
    Isso é pra mim aprender que não devemos julgar alguém antes de conhecer-mos !

    Mônica você acabou de dizer que teve a capacidade de 'SONHAR',
    e fazer um 'SONHO' se tornar 'REALIDADE'...
    Quantas pessoas nesse mundo de mais ou menos 6 bilhões de pessoas inclusive ''eu'', não gostariam de poder 'REALIZAR' um 'SONHO' como o seu... Com certeza mais ou menos os mesmos 6 bilhões de pessoas !!!
    Você nos mostrou que...
    ''PODEMOS SIM... PODEMOS TORNAR NOSSOS SONHOS REALIDADE SIM !!!
    BASTA ACREDITAR-MOS EM NÓS, QUE SOMOS CAPAZ, E NA QUELES QUE ACREDITAM EM NÓS, QUE NOS DÃO FORÇA, QUE CONSEGUIRESMOS COMO ACONTECEU COM VOCÊ neh MÔNICA...

    MÕNICA SEJA MUITO FELIZ NESSA PROFISSÃO QUE ESCOLHESTES !!!
    VOCÊ COM CERTEZA É, E SERA UMA EXCELENTE PROFISSIONAL DE JORNALISMO !!!

    BOA SORTE MÔNICA GARCIA...
    Esse nome vai fazer HISTÓRIA...
    Bye-bye... <0>^<+>

    ResponderExcluir