quarta-feira, 1 de abril de 2009

April Fool's Day

Hoje você pode chegar na faculdade, e o professor aplicar prova-surpresa. E quando você começar a suar frio, quando começarem as tremedeiras e a preocupação de não saber absolutamente nada de nada da matéria, ele abre "aquele" sorriso e pronto: 1º de Abril! ha ha ha (tudo bem, não teve graça).
1º de Abril poderia muito bem ser um dia como 2 de Abril e 31 de Março, mas não. É o dia da mentira e você sabe o porquê?
Desde o começo do século XVI o Ano Novo era comemorado dia 25 de março, festa que se estendia até 1 de abril. Com as mudanças do calendário gregoriano, o Rei Carlos IX da França determinou que o Ano Novo seria comemorado dia 1 de janeiro, como nós comemoramos até hoje.
O problema é que alguns franceses não aceitaram a mudança e continuaram seguindo o calendário antigo.
Alguns gozadores passaram a enviar convites para festas que não existiam, dar presentes esquisitos e etc...
Já no Brasil a mentira começou (literalmente) em Minas Gerais, dia 1/04/1849 foi publicado um periódico que trazia como notícia a morte de D. Pedro. A notícia foi esclarecida no dia seguinte.
Bom, agora que você conhece a história do "dia da mentira", pode parar de ler esse blog. (1 de Abril gente!)
Fontes: www.wikipedia.com.br

2 comentários:

  1. Curiosidades interessantes e fatos importantes...ja ta até nos meus favoritos o blog!!!
    bjus

    ResponderExcluir
  2. Mônicaaa por alguma razão eu nunca tinha entrado no seu blog... é muito legal!!! sérioo os posts são interessantes, e não tem aquele blá blá enrolação que me fazem não ser tão fã de blogs!!!
    Adorei entender porque existe esse dia... Afinal, a piada do "1ºde abril" me atormenta demais!! haha

    ResponderExcluir